Você sabia que a queda de pelo em cachorro é um processo natural dos meus amiguinhos pets? Pois é! Mas eu, Frida, sei que isso preocupa muitos tutores, ainda mais quando cai muitos fios.
As mudanças climáticas contribuem para aumentar a queda do pelo. O motivo? É porque os cães têm pelo mais fino durante o verão, já no inverno é mais grosso. Além disso, como acontece com os humanos, em nossa pelagem, nascem novos fios mais saudáveis para substituir os velhos.
Porém, em alguns casos, é bom ficar atento. Se você notar que a queda não é homogênea, mas acontece em lugares específicos, pode significar o surgimento de alguma doença.
Mas, vamos ficar tranquilos! Hoje, meu dever é explicar porque acontece a queda de pelo em cachorro e passar algumas dicas para acabar com o caimento excessivo de fios. Vem comigo conferir!
Quando é normal a queda de pelo em cachorro?
Como já vimos, a queda é algo natural da vida dos cachorrinhos. Nós, cães, passamos por três fases na pelagem: o crescimento, repouso e queda. Se os fios caem de modo moderado, é porque tudo está dentro do normal. Cai pelo e nasce uma nova pelagem.
Cachorros mais velhos e período de gestação das fêmeas também são fases naturais para um pet soltar mais pelos.
E você sabia que são os cães de pelo curto que deixam cair mais fios por aí? Se o pelo é curto, mais rápido vai ser o ciclo folicular. Pug, Chihuahua (eu que o diga, rs), Beagle e Yorkshire são algumas dessas raças.
Quando a queda de pelo em cachorro é preocupante?
A queda de pelo em cachorros é preocupante quando você nota a falta de fios em partes localizadas no corpo do animalzinho. Isso pode indicar que ali existe algum parasita.
É importante ficar atento a alguns sinais no seu amigo:
- Coceira em excesso;
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Feridas na pele;
- Pelos opacos.
Quando surgem alguns desses sintomas é porque não fazem parte do ciclo de troca de pelagem do cão, mas são desencadeados por problemas de saúde.
Motivos que causam a queda de pelo nos cães
Existem algumas situações que ajudam a aumentar a queda de pelo em cachorro e, infelizmente, complicar o estado de saúde deles.
Estresse
Você, querido humano, sabe que existem situações que deixam quase “careca” de tanto estresse, não é mesmo? Com os cães também acontece isso.
Às vezes não é fácil pra gente lidar com a mudança de casa, viagens no carro ou até mesmo ficar dias distantes dos nossos tutores. Ficamos mais tristes e quietinhos, o que acaba causando uma queda exagerada de pelos.
Problemas hormonais
Uma outra causa da queda de pelo é devido aos problemas hormonais. Diabetes, doenças de tireoide e Síndrome de Cushing alteram os hormônios e ocasionam o sintoma de solta de fios.
Parasitas
Os parasitas também causam feridas e queda de pelo nos cães. Piolho, pulgas e carrapatos são alguns deles. Além da coceira, provocam vermelhidão e perda excessiva dos pelos.
Alergias
Shampoos, produtos de limpeza, incenso, perfumes e alguns alimentos podem causar reações alérgicas em seu cachorro. Com isso, também resulta no caimento de pelos.
5 dicas para acabar com a queda de pelo em cachorro
Calma! Existem soluções para acabar com a queda de pelo em cachorro. O primeiro passo importantíssimo é levar o seu amigo ao médico-veterinário. É esse profissional que vai fazer um diagnóstico, verificar o que está acontecendo e iniciar com o tratamento mais indicado.
Entretanto, você também pode colocar em prática alguns cuidados especiais com seu pet, principalmente para amenizar a situação. Veja algumas diquinhas:
1 – Faça tosas periódicas
Realizar uma rotina de tosa ajuda a eliminar o excesso de pelos no cãozinho. Mas, é importante que as tosas não sejam exageradas para não comprometer a camada protetora do animal durante o inverno, por exemplo.
2 – Escove diariamente
A escovação ajuda a retirar os pelos mortos e estimula o nascimento de novos fios. Além disso, é um momento extremamente prazeroso para os pets. Penteie todos os dias e use uma rasqueadeira para facilitar a remoção dos pelos.
3 – Dê banho duas vezes ao mês
É recomendável que dê banho no cachorro a cada 15 dias com um shampoo adequado para a queda de pelo. A higienização de duas vezes ao mês é suficiente para evitar a umidade corporal do cãozinho.
4 – Proporcione o banho de sol
Se os humanos precisam de Vitamina D, nós, cães, também precisamos! Por isso é importante que o animal tenha contato com o sol diariamente. Dessa forma, ajuda a absorver cálcio e fósforo, fortalecendo a saúde do seu amiguinho.
Outra dica é ter uma rotina de atividades físicas com o cachorro. Leve-o para o parque e deixe curtir um pouco esse espaço agradável com a iluminação solar. Ficamos muito felizes nesses momentos, viu?
5 – Cuide da alimentação do pet
A falta de nutrientes pode intensificar a queda de pelo em cachorro. Por conta disso, é indispensável o seu pet manter uma alimentação saudável para não faltar nenhum nutriente no dia a dia.
A queda de pelo em cachorro é algo natural, mas, como vimos até aqui, há algumas exceções. Se você notar alguns dos sintomas que comentei para você, não hesite em levar o pet ao médico-veterinário para realizar uma avaliação e ter o tratamento mais indicado.
Se você busca proporcionar uma alimentação mais saudável e gostosa para o seu cãozinho, a minha dica é conhecer o cardápio de alimentação natural da Nino’s. Temos diversas opções de alimentos saborosos e ricos em nutrientes.
Espero que tenha gostado desse conteúdo. Vejo você na próxima!
Da sua AUmiga,
Frida.
Meu nome é Frida, lembram da Frida Kahlo? Me chamo assim por isso, meu nome veio daí, dessa artista fantástica que minha mãe adora. Sou uma cachorra da raça Chihuahua e faço parte da equipe Nino’s Pet, esse é o meu novo trabalho! Vou escrever muitas coisas a respeito da vida canina e também da vida dos felinos gatos.