window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["ninospet.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "G-L5132N2YRF");
cachorro no cio

Cachorro no cio: veja as melhores coisas a se fazer

Olá, eu sou a Frida, e estou de volta para falar sobre um assunto importante e que com certeza vai ajudar muitos donos de pet, assim como ajudou minha mamãe a me cuidar quando passei por essa situação também. Então, acompanhe até o final que contarei os cuidados que você precisa ter com seu cachorro no cio.

O começo desse ciclo geralmente é marcado por sangramento durante uma semana, e nessa época as fêmeas, assim como eu, não estamos afim de cachorros machos em nossa volta, por esse motivo é importante nos mantermos afastadas para evitar angústia e estresse. Após uma semana o sangramento já cessa e podemos voltar para a companhia deles, porém é bom ter em mente que nosso pico de fertilidade ocorre nos 10 primeiros dias após o início do cio, e caso não quisermos ter cria, então ainda devemos nos manter afastadas.

 

Quando acontece nosso primeiro cio?

No geral, nosso primeiro cio acontece entre os 6 e 12 meses, porém o que determina o período exato do cio é a nossa raça e porte. Por exemplo: eu sou da raça chihuahua, ela é de porte pequeno e por esse motivo a maturidade sexual é precoce. Já raças maiores levem mais tempo para começar com esse ciclo, e dependendo do tamanho, o primeiro pode só ocorrer quando a cadela já tem dois anos de idade.

Agora vou contar pra vocês como foi a minha entrada no cio: a primeira vez que entrei minha mamãe cuidou muito de mim, pois senti um leve desconforto nos órgãos sexuais, urinei mais vezes que o normal e fiquei um pouco irritada.

Nesse período do cio, eu fui acometida de uma infecção uterina chamada piometra, pois nesse período o útero fica mais exposto e suscetível a ser contaminado por bactérias. E no meu caso, precisou que fosse retirado meu útero e ovário. Minha recuperação foi muito boa e tranquila, juntinho da minha família.

 

Quais são as fases do cio?

É importante saber que o cachorro no cio passa por um ciclo, que é dividido nos seguintes períodos:

  1. Proestro

É a nossa primeira fase, e dura certa de até 9 dias, nesse período a nossa área genital fica inchada e em alguns casos sofre secreção, mas o cheiro não é desagradável. Podemos sangrar também, mudar de comportamento, e às vezes ficarmos mais agressivas.

  1. Estro

É a etapa que já estamos no cio, e dura em torno de 8 a 15 dias. Nessa fase, já estamos aptas a cruzar. É comum também ficarmos mais agitadas, querer passear por mais tempo ou sair de casa e urinar mais que o normal. Nesse momento que liberamos os feromônios para atrair os cães.

  1. Diestro

Caso tenhamos engravidado, vamos viver a gestação, parto e lactação. Mas, caso não houver cruzamento, pode ocorrer a gravidez psicológica, e durante esse período vamos precisar de muito carinho de nossa família. Também é comum querermos comer bastante, e nesse caso, nós da Nino´s oferecemos alimentos saudáveis que com certeza terão efeito positivo nesse período delicado e que exige maior atenção.

  1. Anestro

Nessa fase estamos em descanso sexual, e por conta disso é a que leva mais tempo, afinal, nosso corpo está se recuperando. Porém, se não houver fecundação, é possível nem perceber essa última etapa. Quando finalizada, voltamos a produzir sangramento novamente, a partir daí pode-se ter uma noção de quando o ciclo se encerra, pois a contagem começa cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento.

Saber reconhecer o ciclo é muito importante para a cadela, não apenas para garantir os cuidados necessários, mas também para manter machos não castrados longe, porque além de uma gravidez inesperada, as doenças que um animal de rua pode transmitir para nós são diversas.

cachorro no cio

 

Quais os cuidados que nossos donos devem ter conosco nesse período?

  • Um cachorro no cio deve ter a região da vulva sempre limpa, e caso estiver inchada é indicado procurar um veterinário;
  • Usar absorvente canino;
  • Podemos engravidar durante todos os cios, por isso é importante descansar no cio seguinte, dessa forma não gera um desgaste para nós.

O cio consegue ser evitado?

Existe o método contraceptivo, em geral, injetável a base de progestágenos, que são os mais indicados para cachorro no cio. Eles devem ser usados a cada 6 meses para impedirem esse ciclo. Porém o método pode ser um fator de predisposição do câncer de mama, útero e ovário. Diante disso, a técnica mais indicada é a castração, onde são retirados o útero e ovário.

O ideal é nos castrar até os 5 meses de idade, pois é a melhor fase como fator e proteção das mamas. Somente clínicas equipadas devem realizar esse procedimento. A castração é uma técnica segura, onde evita problemas futuros que podem ser causados pelo uso de hormônios sexuais. Para realizar esse procedimento é importante procurar uma clínica veterinária que fará a avaliação pré-cirúrgica.

Nós sabemos que a castração é muito importante para a diminuição de caninos nas ruas, e parques, aliás, vale ressaltar que o abandono deles é crime.

Desejo a todos muito cuidado e muitas lambidas. Fique à vontade para conferir nosso blog! Por lá trazemos conteúdos, que assim como esse, com certeza irão ajudar você!

 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Open chat
Fale com a gente :)