window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["ninospet.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "G-L5132N2YRF");
cinomose em cachorro

Cinomose em cachorro: entenda mais sobre essa doença

Olá a todos! Esse mês é mais que especial, é o mesmo do o dia das mães e o aniversário da minha vovó que adora me amassar e me encher de carinho! E também, as visualizações e comentários no blog da Nino’s Pet estão me deixando muito orgulhosa e feliz!

Desejo que cada vez mais esse espaço de comunicação ajude muitas pessoas a sanarem suas dúvidas, assim como a procurarem o médico veterinário que possa orientá-las no cuidado com seus animais de estimação.

Desta vez, vamos conversar sobre a cinomose em cachorro, um assunto muito importante para comentarmos aqui no blog e orientarmos pessoas.

 

O que é cinomose em cachorro?

A cinomose em cachorro é uma doença viral causada pelo vírus CDV transmitido pelo ar, mas também pode ser contraída através de secreções nasais de outros animais doentes ou de objetos contaminados.

Como a cinomose em cachorro age no corpo do animal?

É uma doença muito prejudicial aos cães e pode atacar diversos sistemas do organismo como o respiratório, gastrointestinal e neurológico.

– Alterações respiratórias: secreções no nariz podendo desenvolver a pneumonia e – bronquite;

– Alterações intestinais: vômito e diarreia, podendo vir acompanhada de sangue. Pode também apresentar falta de apetite e dor no abdômen;

– Alterações nos olhos: olho seco, secreções e muitos cães não conseguem abrir os olhos devido a secreção. Conjuntivite e lesão na retina;

– Alterações na pele: a região das patas e do focinho ficam mais grossos;

– Alterações neurológicas: apresenta dificuldade ao se levantar; mioclonias (contração muscular) no corpo inteiro ou na pata; convulsões; não consegue levantar as patas traseiras.

Existem pelo menos 3 fases da doença. Em cada fase os sintomas são diferentes, atingindo partes bastante específicas do organismo animal já citadas acima.

cinomose em cachorro

 

A cinomose tem cura?

Essa doença não possui cura, mas tratamentos podem ser realizados para fortalecer o organismo dos cães e ajudá-los a combater a infecção e sobreviver à doença.

Como pode ser tratado a cinomose em cachorros?

O tratamento consiste em tratar os sintomas, podendo ser realizado com fluidoterapia  e com a administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas e cremes quando surgem sintomas na pele. Porém, não existe um remédio específico para tratar cinomose em cachorro.

É uma doença capaz de levar a morte?

Sim, é uma doença viral e muito grave, com altos índices de mortalidade, o que pode chegar a 90% dos casos. Tudo dependerá do tratamento e de como o cão vai reagir aos procedimentos indicados pelo médico veterinário.

Como funciona a vacina para cinomose?

A vacina para cinomose é feita na primeira vacinação, com três doses. E só depois da terceira dose é que o cãozinho está liberado a ir à rua, quando estiver totalmente imunizado. Para entender como funcionam as doses da vacina deve-se seguir as recomendações do seu médico veterinário.

A cinomose só dá em filhotes?

Não, é importante fazer os reforços da vacinação anualmente, caso contrário a imunidade do pet pode cair e ele pode ser contaminado por cinomose em qualquer época da vida.

 

Estamos aqui para ajudá-los e para conversamos sobre aspectos relacionados aos meus amigos caninos e aos felinos!

Mas é sempre bom lembrar que qualquer sintoma ou indisposição de seu cãozinho de estimação, o médico veterinário é o profissional habilitado para atender e sanar as dúvidas referentes a saúde canina! Acesse nosso blog para mais conteúdos como esse!

 Com carinho, Frida Chihuahua

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Open chat
Fale com a gente :)