Consideramos que um gato é idoso, quando ele tem 7 anos ou mais, e com isso devemos ter alguns cuidados específicos para aumentar a longevidade dele e principalmente, a qualidade de vida.
A partir do 7º ano, gatos podem começar a perder o olfato, o paladar, a agilidade locomotora, e a mastigação também fica comprometida. Dessa forma, ficam mais preguiçosos, menos brincalhões e mais estressados. Portanto, devemos prevenir essas consequências com atividades lúdicas, e muito enriquecimento ambiental para torná-los mais ativos e conseguirem expressar os comportamentos naturais da espécie. Podemos utilizar no ambiente, feromônios sintéticos para desestressar-los, usar o catnip nos brinquedos e investir tempo de qualidade para eles.
A alimentação também é fundamental nesse período. Os alimentos especiais para gatos idosos devem fornecer proteínas de alta qualidade, vitaminas E e C, que são antioxidantes para fortalecer as defesas. É importante notar que esses alimentos devem ter menos calorias, para ajudar seu animal de estimação a manter o peso ideal à medida que seu nível de atividade diminui.
E os grãos da ração devem ser mais macios e de fácil apreensão, mas o ideal é oferecer o alimento úmido, que além de ajudar nessa questão da mastigação, de paladar e olfativa , irá ajudar seu gato a se hidratar e dessa forma reduzir as chances dele desenvolver problemas renais e urinários.
Especialista em nutrição e comportamento de cães e gatos. Busco ajudar vocês, amantes, tutores, cuidadores e profissionais a pensarem como está o bem estar do seu pet.