window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["ninospet.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "G-L5132N2YRF");
WhatsApp Image 2021-11-24 at 09.47.28 (1)

Gato idoso: Saiba como identificar e quais os cuidados

Consideramos que um gato é idoso, quando ele tem 7 anos ou mais, e com isso devemos ter alguns cuidados específicos para aumentar a longevidade dele e principalmente, a qualidade de vida.

A partir do 7º ano, gatos podem começar a perder o olfato, o paladar, a agilidade locomotora, e a mastigação também fica comprometida. Dessa forma, ficam mais preguiçosos, menos brincalhões e mais estressados. Portanto, devemos prevenir essas consequências com atividades lúdicas, e muito enriquecimento ambiental para torná-los mais ativos e conseguirem expressar os comportamentos naturais da espécie. Podemos utilizar no ambiente, feromônios sintéticos para desestressar-los, usar o catnip nos brinquedos e  investir tempo de qualidade para eles.

A alimentação também é fundamental nesse período. Os alimentos especiais para gatos idosos devem fornecer proteínas de alta qualidade, vitaminas E e C, que são antioxidantes para fortalecer as defesas. É importante notar que esses alimentos devem ter menos calorias, para ajudar seu animal de estimação a manter o peso ideal à medida que seu nível de atividade diminui.
E os grãos da ração devem ser mais macios e de fácil apreensão, mas o ideal é oferecer o alimento úmido, que além de ajudar nessa questão da mastigação, de paladar e olfativa , irá ajudar seu gato a se hidratar e dessa forma reduzir as chances dele desenvolver problemas renais e urinários.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Open chat
Fale com a gente :)