window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["ninospet.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "G-L5132N2YRF");
novo pet

Novo pet: como introduzir na família que já possui animais?

Olá, amigos! Hoje vou conversar e ajudar vocês sobre a chegada de um novo pet na família, o que para muitas pessoas pode parecer uma enorme dificuldade por já terem um em casa, e por conta disso acabam deixando de lado essa ideia, atrasando na tomada de decisão.

Porém, inicialmente, vou contar para vocês como foi a chegada dos meus irmãos, Davi e Frank, na minha família. Sinceramente não me senti muito à vontade no início, fiquei com ciúmes e não queria dividir meus pais com eles, afinal, estava acostumada a ficar sozinha, e fazer todas as demais atividades sendo filha única. Entretanto, meus irmãos, muito diferente da minha criação, sofreram maus tratos e abandono, e por conta disso decidi recebê-los da melhor maneira possível.

Apesar de parecer algo indelicado de minha parte, saiba que esses sentimentos são muitos comuns entre nós, e se um novo pet não for devidamente tratado, alguns problemas podem surgir ao entrar em uma nova família.

Novo pet em seu novo lar

O primeiro passo deve ser o novo pet, sendo ele gato ou cachorro, ter um tempo para cheirar os cômodos da casa, conhecer o local, e tentar se familiarizar. É importante que nessa hora o seu animal de estimação veterano fique preso em um lugar separado, e não interfira nesse primeiro momento do recém chegado. Isso pode levar alguns dias, após o término inverta os papéis, para que o outro também possa sentir os novos cheiros, afinal, seu ambiente já não é mais o mesmo de antes.

Este primeiro passo é realmente relevante, pois diferente dos humanos, nós não temos um senso de sentimento pelos outros animais, mesmo sendo da mesma espécie, e por isso, caso algo não nos agrade, avançamos sem pensar duas vezes, o que pode acabar machucando até mesmo nossos donos na hora de separar.

Depois de eles verificarem a casa, o ideal é apresentar os novos companheiros por uma porta de vidro, pois o contato visual deve vir primeiro do físico. E para esse, é recomendado que você esteja com outra pessoa, e que os pets estejam em coleiras, até mesmo os gatos, pois, como dito anteriormente, pode haver um estranhamento das partes.

 

novo pet

Cuidados que você deve tomar

De uma maneira geral, ter pets é uma questão que exige muita paciência, por conta disso é preciso ter cautela em alguns pontos, isso vai ajudar eles a se darem bem em menos tempo. Alguns desses pontos são, como por exemplo, não misturar os potes de comida, água, locais de fazer suas necessidades e dormir. Cada um deve ter seus objetos e locais específicos, isso vai fazer com que não ocorra disputas, e eles acabem se respeitando de uma maneira natural.

Os carinhos e passeios devem ser feitos nas mesmas proporções, jamais deixar de lado o pet mais velho da casa, pois se caso acontecer, isso provavelmente vai gerar sentimentos nada bons nele, fazendo com que fique mais agressivo com o que é para ser seu novo amigo, e até mesmo com você.

Outro ponto que pode ser levado em conta, caso sua família queira ter dois ou mais pets, é trazer os demais quando ainda forem novos, nos seus primeiros meses, pois nessa fase não são nenhum pouco agressivos, e não possuem manias, isso faz com que se adaptem melhor ao ambiente, pois quando já adultos esse processo pode ficar um pouco mais complicado.

Por outro lado, nada de deixar de adotar cães e gatos somente por já estarem na fase adulta, até porque não necessariamente isso vai acontecer com todos, ainda se caso precise, existem profissionais que com certeza ajudarão você nesse processo de adaptação, como adestradores.

Outra dica pode ser a utilização de difusores que liberam feromônios. Essa substância tem a capacidade de acalmar os animais, fazendo com que eles tenham uma boa relação.

E lembre-se de o seu novo pet sempre estar com todas as vacinas em dia, isso não manterá só ele bem ao novo ambiente, mas também protegendo seus companheiros e donos.

 

O que concluímos então?

Para quem é apaixonado por cães e gatos, que são os pets que mais vivem nas casas com as famílias, e acha que adotar os dois não seja lá uma boa ideia, fique sabendo que isso não passa de um mito.

Esses animais podem, sim, viver em harmonia um com o outro, basta apenas seguir os devidos cuidados, e respeitar seus limites, não impondo uma aproximação rápida somente para ver o que irá acontecer, isso pode só atrapalhar o processo, o que é muito provável que aconteça.

Diversas famílias compartilham seus espaços com esses pets e tudo acontece tranquilamente. Então se está pensando em aumentar a família com certeza essa é uma boa ideia.

Fique de olho em nosso blog para ter mais conteúdos como esse!

 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Open chat
Fale com a gente :)