Oi, gente! Aqui é a Frida e hoje quero falar diretamente com os tutores dos meus amigos felinos. A gente sabe que seria maravilhoso se não existissem doenças no mundo, né? Mas, infelizmente, elas existem e muitas não têm cura. As doenças FIV e FeLV são exemplos disso.
Conhecidas como AIDS e leucemia felinas no nosso mundo animal, essas duas doenças são causadas por uma infecção viral e podem afetar milhares de gatos no mundo todo. E se você é tutor de um gatinho, provavelmente já deve ter ouvido falar nessas doenças, né?
Então, hoje vou explicar com detalhes o que é FIV e FeLV, como são transmitidas, os sintomas e todos os cuidados necessários que você precisa ter com seu bichinho. É um assunto importante e meu dever é ajudar você a proteger seu amor de quatro patas. Acompanhe a leitura!
O que é FIV e FeLV?
FIV e FeLV são doenças graves que atingem diretamente os gatos. As enfermidades são causadas por dois tipos de retrovírus que prejudicam o sistema imunológico, enfraquecem o organismo e não apresentam cura.
São vírus tão preocupantes que apresentam características semelhantes a AIDS e Leucemia, que acontecem no mundo humano.
Vou explicar melhor o que é e qual a diferença entre FIV e FeLV a seguir.
FIV (Imunodeficiência felina)
A FIV é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência felina, que age lentamente no organismo e compromete todo o sistema imunológico do gatinho. E sabe o que isso significa? Ele fica com a imunidade baixa e muito mais suscetível a contrair diversas doenças.
O vírus é parecido com o que os humanos conhecem de HIV, por isso que é conhecida como AIDS felina.
FeLV (Leucemia felina)
A FeLV é uma doença conhecida como leucemia felina e apresenta riscos maiores, com perigo letal para o bichinho. Os gatos que testam positivo para a doença apresentam imunidade baixa, podendo causar anemia e linfoma, e até a morte.
Como a FIV e FeLV são transmitidas?
As doenças FIV e FeLV são transmitidas de forma direta mas de modos diferentes nos felinos. Ficou com dúvida? Fica tranquilo, eu explico certinho sobre isso abaixo.
A FIV é transmitida através de mordidas, no acasalamento, durante a amamentação, em brigas ou até mesmo no contato com a urina de outros gatos contaminados. Entretanto, o vírus tende a não sobreviver por muito tempo fora do animal.
Já a contaminação da FeLV acontece através do contato direto, ou seja, a partir do compartilhamento de comida, água e caixa de areia com um gato infectado.
As gatas fêmeas que testam positivo para a FIV e FeLV, por exemplo, podem transmitir para os filhotes. Em alguns casos, o efeito colateral é bem preocupante, ocasionando um aborto ou infecção pós-parto. Isso vai depender do grau elevado do vírus.
É importante lembrar que os gatos que vivem em casa ou apartamento e não costumam ficar fora de casa têm muito menos chances de contrair as doenças, ok? Então, é bom cuidar bem do seu felino e ficar de olho quando tem contato com outros gatinhos.
Quais são os sintomas de FIV e FeLV?
Apesar de semelhantes, existem alguns sintomas diferentes da FIV comparada à FeLV.
Os principais sintomas da FIV são:
- Febre;
- Falta de apetite;
- Anemia;
- Inflamações na boca;
- Doenças na pele;
- Gengivites;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Problemas respiratórios.
Já os sinais mais comuns da FeLV são:
- Febre;
- Perda de peso;
- Infecções generalizadas;
- Gengivas brancas;
- Fraqueza;
- Neoplasias;
- Mudanças de comportamento.
Como saber se o gasto está com FIV ou FeLV?
Os diagnósticos da FIV e FeLV são feitos através de uma coleta simples de sangue do seu gatinho após uma avaliação clínica com um médico-veterinário.
É bom lembrar que às vezes pode ser difícil identificar a FIV ou FeLV, principalmente porque são doenças silenciosas. Porém, se você ver que o gato está com alguns dos sintomas que citei anteriormente, saiba que é hora de levá-lo ao veterinário, combinado?
Existem vacinas para FIV e FeLV?
Para a doença FeLV já existe vacina disponível no Brasil. Mas, infelizmente, para a FIV ainda não há vacina disponível.
Como prevenir o seu gato contra a FIV e FeLV?
A melhor forma para prevenir as doenças FIV e FeLV é manter a imunidade e a vacinação do gato em dia e também evitar que ele saia de casa livremente, pois corre o risco de ter contato com gatos contaminados.
Além disso, se você tem mais de um gatinho e um dos dois é positivo para FIV e FeLV, é de extrema importância separar potes de ração, de água e também a caixa de areia. O gato positivo para a FeLV deve ser isolado, já o felino positivo para FIV pode viver junto com o outro bichinho.
As doenças FIV e FeLV, infelizmente, afetam muitos gatinhos por aí. Por isso, se você tiver um felino, leve ao veterinário, faça o teste e veja como está a saúde dele. O mais importante nesses casos é manter a prevenção e a vacinação em dia.
Eu espero ter ajudado nesse conteúdo que preparei com muito carinho. Afinal, meu dever aqui na Nino’s é passar muita informação útil e de qualidade para os tutores que tanto amamos!
Se você gostou desse artigo, aproveite para conferir mais em nosso blog. Até a próxima!
Da sua AUmiga,
Frida.
Meu nome é Frida, lembram da Frida Kahlo? Me chamo assim por isso, meu nome veio daí, dessa artista fantástica que minha mãe adora. Sou uma cachorra da raça Chihuahua e faço parte da equipe Nino’s Pet, esse é o meu novo trabalho! Vou escrever muitas coisas a respeito da vida canina e também da vida dos felinos gatos.