window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["ninospet.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "G-L5132N2YRF");
Gatinho tristonho

Quais são as doenças comuns em gatos?

Oie, aqui é a Frida! Mesmo sendo uma cachorrinha, eu sei o quão importante é entender sobre as doenças que podem afetar os outros animaizinhos de estimação. Nós merecemos ter uma vida saudável e feliz ao lado de nossas famílias, mas às vezes é inevitável surgir alguns problemas. Por isso, hoje, quero conversar com você sobre as doenças comuns em gatos.

Se você é dono ou dona de um gato, sabe que ele é um animal cheio de charme e personalidade única, porém está suscetível a algumas doenças. Por outro lado, saber preveni-las ou detectá-las precocemente é o caminho para garantir a saúde e o bem-estar do felino.

Então, vamos lá? Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

 

As doenças comuns em gatos

Para eu conseguir explicar com detalhes sobre cada doença, fiz uma listinha. Veja abaixo sobre cada uma delas:

 

Doença periodontal

A doença periodontal afeta a gengiva e pode causar dor, mau hálito e perda de dentes. Tenho um amigo felino que costuma ter essa doença. Eu o vejo sofrendo às vezes, mas felizmente, seu dono sempre leva ao veterinário para fazer limpeza regularmente.

É importante que você escove os dentes do seu gato regularmente e leve-o ao veterinário para exames dentários regulares. Além disso, uma alimentação adequada e saudável pode ajudar a prevenir a doença periodontal.

 

Doença do trato urinário inferior felino (DTUIF)

A DTUIF é também uma das doenças comum em gatos e afeta felinos de todas as idades, sexo e raça. Ela é caracterizada por problemas no trato urinário, que podem incluir dificuldade, dor ou sangue ao urinar.

Além disso, a doença do trato urinário inferior ocorre por diversos fatores, como infecções, pedras nos rins e dieta inadequada. Para prevenir, é importante garantir que o seu gato beba água suficiente.

 

Doenças respiratórias

São causadas por uma variedade de fatores, como vírus, bactérias e alergias. Os sinais de doenças respiratórias em gatos podem incluir espirros, tosse, coriza e dificuldade para respirar

Uma boa dica para evitar o surgimento desses problemas é manter o ambiente do gato limpo e livre de poeira, fumaça e outros irritantes.

Doenças renais

As doenças renais causam infecções, tumores e problemas genéticos. Os sinais de doenças renais em gatos podem incluir perda de apetite, perda de peso, vômitos e sede excessiva. 

Lembre-se de fornecer água fresca e limpa em todos os momentos e garantir que o seu gato consuma alimentos saudáveis.

 

Doenças gastrointestinais

Essas doenças são comuns em gatos e surgem por diversos fatores, como alimentação inadequada, infecções e problemas no trato gastrointestinal. Os sinais de doenças gastrointestinais em gatos podem incluir vômitos, diarreia e perda de apetite.

 

Doenças de pele

As doenças de pele surgem por uma variedade de fatores, principalmente devido a alergias, parasitas e infecções fúngicas. Os sinais de doenças de pele em gatos incluem coceira, perda de pelos, feridas e inflamação. 

É indispensável que você mantenha o ambiente do gato limpo e livre de pulgas e carrapatos.

 

Como prevenir as doenças comuns em gatos

Viu só como existem diversas doenças comuns em gatos? Por isso, é importante conhecê-las para saber detectar e preveni-las. Separei algumas dicas para você ficar atento: 

  • Leve o seu gato para realizar consultas regulares com o veterinário, com o objetivo de fazer exame físico completo e check-up de saúde;
  • Mantenha todas as vacinas em dia para prevenir doenças;
  • Forneça uma dieta saudável e equilibrada para o seu gatinho, além de sempre garantir água limpa e fresca;
  • Observe mudanças comportamentais ou físicas, como perda de apetite, vômitos, diarreia, perda de peso ou problemas de pele;
  • Verifique com uma certa frequência os dentes do seu gato para detectar qualquer problema aparente.

 

Seguindo essas dicas, você pode ajudar a prevenir e detectar precocemente doenças comuns em gatos. Lembre-se sempre de consultar o veterinário se tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu gato.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira mais em nosso blog. Siga a Nino’s Pet no Instagram e veja as nossas novidades em primeira mão!

 

Beijinhos,

Da Frida.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Endereço

© 2021 Nino's Pet | Desenvolvido por

Open chat
Fale com a gente :)